sábado, 20 de outubro de 2018

Famílias de Serra Caiada aprendem técnicas de produção agroecológica com o SEAPAC

Fotos: Willian Weberto

O Seapac ministrou nestes dias 18 e 19 de outubro, uma capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para a produção de alimentos (SSMA) para 101 famílias de Serra Caiada, na Escola Municipal Rural Monsenhor Walfredo Gurgel, da comunidade Fernandes. Essas famílias estão conquistando as tecnologias de água de produção do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), do Ministério de Desenvolvimento Social, com recursos do BNDES. Para facilitar o aprendizado teórico e prático, as 101 famílias foram divididas em 4 grupos, cada um com um instrutor.

Além da parte teórica, as famílias também participaram do processo prático de trabalhar a agroecologia. Elas aprenderam a produzir adubos e defensivos orgânicos, utilizado no cultivo de hortaliças, a partir de matérias orgânicas existentes no quintal de casa. Entre as práticas, elas aprenderam a fazer compostagem (adubo orgânico), Biofertilizante (adubo orgânico líquido) e Água de Vidro (defensivo natural).
Aprenderam nestes dois dias outras práticas de produção de adubos e defensivos naturais para posteriormente utilizarem no cultivo das hortaliças. Entre as partes práticas está a construção de um “canteiro econômico”. É uma técnica de cultivar hortaliças em um canteiro utilizando pouca água.






































Escola da comunidade já é referência com projeto de Horta, produzindo hortaliças, legumes e verduras para o próprio consumo. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mais visitadas